As artesanias do visível

“A prática ensina o olho a cantar”

O texto a seguir é a apresentação que produzi para o livro recém-lançado Manual de construção da cabeça humana: modelagem no processo da escultura cerâmica, do artista FERNANDO POLETTI.

O saber se sistematiza nas longas e ignoradas horas de atelier, mas é no compartilhamento que o milagre humano da comunicação acontece: o processo pessoal de trabalho ganha sentido quando endereçado ao olhar alheio. O que antes não se sabia, passa a ser conhecido para tornar-se novamente dúvida no olhar do outro.

A capacidade de unir extremos e lançar pontes entre o lugar da ignorância e o lugar do conhecimento é própria da partilha: ela transforma profundamente os seres por meio de um transitivismo que altera esses lugares, e frequentemente os inverte.

Assim foi conquistado este Manual de construção da cabeça humana, do artista Fernando Poletti – resultado de um esforço de quase dez anos de aplicação e testagem de um método, no contexto de 20 anos de trabalho com a modelagem. E vem em boa hora: no mundo dos selfies que não produzem a experiência de si; justo quando precisamos nutrir de informação um mundo que perde o significado das metáforas.

Só uma coisa é capaz de sintetizar a solidão do trabalho disciplinado, constantemente atualizado (que encontra no erro a sua melhor estratégia), e a metodologia já concluída que o leitor tem em mãos: esse processo se chama ensino. Por isso, sem dúvida, a maior qualidade do professor é a generosidade: foi o que mobilizou Poletti a organizar seus procedimentos em livro, dedicado a tornar mais suave a área tão árida da técnica realista a seus orientandos. Essa intenção prova a dialética entre aprender e ensinar e, felizmente, deixa legados.

Ao me falar sobre seu processo, mencionando uma dimensão empírica do trabalho que só pode ser produto de tentativa e erro, Fernando solta uma pérola que tomei de empréstimo para minhas próprias reflexões: “o olho canta o erro”.

O olhar, por vezes antecipa na abstração do cálculo – mas é só a posteriori, porém, capaz de corrigir o que a mão produziu. Desde já um conhecimento profundo esse artista tão preparado revela: a prática ensina o olho a cantar…

“O olho canta o erro”.

Gustavot Diaz | 2025


Manual de construção da cabeça humana: modelagem no processo da escultura cerâmica

Fernando Poletti •  2025  •  Tuya •  146 p  •   comprar



.

.

.

Fotos retiradas do Portfólio do artista. Capa: FERNANDO POLETTI | Processo de produção . Escultura em resina patinada. Exposição CORPOS EM TRÂNSITO . Museu Inimá de Paula . 2020

Deixe um comentário